quinta-feira, 6 de março de 2014

Saiba a diferença entre blazer, paletó e terno!

De maneira simples entenda a diferença entre blazers, paletós e ternos.

Os homens amam usar blazer em situações casuais para um visual elegante, porém muitos acabam confundindo a peça com paletó. Um paletó faz parte de um terno ou costume e por causa disso vem com uma calça e colete (se for o caso) num mesmo tecido, que pode ser liso numa mesma exata cor ou com padronagem. Ou seja, ele acontece na base do conjunto.

 Blazers e Paletós na CamisetasImportadas.com
 
Um blazer é uma peça informal, só que não tem uma calça gêmea para lhe acompanhar e que não tem as limitações padrão de um paletó, como o comprimento podem sofrer variações, lembrando sempre que um blazer nunca deve ser longo demais. Combina muito bem desde com camisetas básicas, camisa xadrez ou até mesmo uma camisa social com calça jeans em uma ocasião mais formal. Mas de uma maneira geral, um blazer tem o espírito mais relax do que um paletó. Às vezes pode lembrar e muito um, só que vem sem a calça parceira.

Blazer Casual Moderno Blazer Casual Corte Italiano  Paletó Clássico Branco  Blazer Casual para Noite

O paletó é a parte de cima do terno, é mais estruturado, geralmente tem o tecido mais grosso e uma personalidade muito mais social e imponente do que o blazer. Se for usar, no máximo com um jeans e um sapato social, com camisa por baixo, para manter a personalidade que o paletó pede que é uma produção formal.

Dica: quando usar um ou outro?

Um paletó é o mais formal e mais comumente usado com a calça (pode até usar uma calça jeans). Com ou sem gravata. Com uma calça de outro terno, fica mais casual, com um jeans mais ainda. Ou melhor, bem mais informal ainda.

Um blazer é um pouco menos formal do que um paletó e pode ser usado de forma casual para trabalhar e ocasiões socializadas, tanto de dia como à noite.


Quer conhecer mais blazers? Veja aqui.