quinta-feira, 3 de outubro de 2013

9 Dicas para Vestir como um Empreendedor de Sucesso

Homens com boa aparência – que não tem a ver com beleza física – passam mais confiança e vendem mais.

(Com texto da Exame.com)  Para você não errar na hora de escolher a roupa e causar uma boa impressão, a consultora Marcele Goes indicou como estar pronto para diversas ocasiões do cotidiano de um empreendedor. 

Dia a Dia

Mesmo que você trabalhe em casa, não dá para passar o dia de pijamas ou roupa de ginástica. Para Marcele, a chave é unir elegância e conforto. “Mesmo que o ambiente permita roupas mais casuais, algumas nunca devem entrar no código de vestir profissional, como shorts ou bermudas”, diz. Além disso, a dica é definir um padrão de formalidade é importante, dependendo da área de atuação. 

Ir ao Banco Pedir Financiamento

Este é um momento crucial para pequenas empresas e causar uma boa impressão pode fazer diferença. “É preciso transmitir seriedade, credibilidade e profissionalismo. A dupla camisa e calça social cumprem bem este papel”, indica Marcele. Segundo ela, tons claros na camisa e mais escuros na calça são adequados. “Pode-se adicionar um blazer, que forme conjunto ou não com a calça”.

Para uma Viagem de Negócios

A  dica é pensar em um look possível de ser transformado, porque no avião você precisa de conforto e na reunião você precisa de um look impecável. A dica da consultora é escolher uma parte de baixo de tecido mais confortável, que não amasse, e levar uma camisa para vestir ao desembarcar. “Desta forma, você já estará pronto se alguém vier recepcioná-lo e também poderá ir direto para a reunião”, diz. Levar só o necessário é importante.

Fazer Reunião com a Equipe

Se for uma reunião de dia a dia, vale o mesmo que o empreendedor já usa nas atividades diárias. Se o objetivo for uma reunião especial, para falar de resultados, por exemplo, pode exigir mais do empresário. “Adicione tons de vermelho em alguns detalhes, como na gravata, para criar contraste e impor respeito”, indica Marcele. 


Happy Hour

Nesta situação, o look mais causal está liberado. “Use jeans escuro ou uma calça social e uma camisa um pouco mais colorida”, diz Marcele.

Ir a um Evento

Para eventos de negócios, a dica é praticidade. “Você vai precisar vender seu peixe o tempo todo, vai gesticular, vai se movimentar, então é preciso reunir elegância e praticidade: foque na escolha de tecidos que sejam confortáveis e se mantenham visualmente em ordem para aguentar a jornada de trabalho”, diz Marcele. 

Aparecer todo amassado vai causar uma má impressão. Além disso, pense no conforto, já que esses eventos exigem disposição para caminhar e ficar de pé por algumas horas.

Conversar com um Investidor

A dica aqui é, sempre que possível, conhecer o investidor e o local do encontro para estar no mesmo padrão de formalidade. “Aqui você vai adentrar o ambiente do outro, então é indicado estar no grau de formalidade dele, que provavelmente será uma vestimenta mais formal, com terno e gravata o e um tom de vinho ou vermelho”, ensina. 

Contratar um Novo Funcionário

Para Marcele, é importante passar alguma formalidade nesta situação. “Ninguém deseja transmitir uma mensagem de que a sua própria empresa é pequena e desestruturada, pelo contrário, o intuito é trazer talentos para incrementar o recurso humano”, diz. Para homens, vale a dupla camisa clara e calça social escura.

Visitar um Fornecedor

Se você precisa visitar um fornecedor, mesmo que seja em uma fábrica, provavelmente vai precisar conversar com os donos ou diretores. “Neste momento, você está reforçando a confiança que aquela empresa deposita em você como cliente, então não opte por um look despojado demais. Se não quiser ser formal demais, a dupla camisa clara e calça social escura sempre é certeira”, indica. 

E agora dê uma olhada nas novidades da moda masculina, na CamisetasImportadas.com