A Tendência das Alpargatas

A Tendência das Alpargatas

Uma tendência muito famosa na Europa, são as alpargatas, pelo menos nós brasileiros chamamos assim, pois o nome desse calçado unissex é espadrille, que normalmente é confeccionado com lona ou brim tendo sua sola de borracha.

Com suas origens nas docas francesas, este calçado foi moda em 1980, porém, só chegou para o nosso país no ano de 1909 com a marca Alpargatas, que desenvolviam e comercializavam espadrilles para os funcionários da produção de café, com seu material principal sendo lona.

Já em 2012 com essa moda retornando para as vitrines, muitas empresas começaram a investir mais nesse modelo, criando diferentes combinações de materiais, cores e formatos se baseando na proposta original.

Não é recomendado utilizar esse calçado unissex caso seu trabalho exija uma roupa formal, pois a impressão que esse calçado transparece é a de informalidade por ser totalmente despojado. Outro ponto que é necessário lembrar é que esse calçado é muito prático e confortável, sendo parecido com tênis, mas tendo seu preço bem abaixo dos tênis convencionais (dependendo do estabelecimento).

Uma combinação perfeita com este calçado despojado é a bermuda, sendo o material sarja como um dos mais recomendados, fuja do tactel, combinando sempre as cores corretas caso queira ficar no estilo desta tendência.

Embora as bermudas sejam a combinação mais recomendada, esta tendência também combina perfeitamente com calças jeans, desde que siga a combinação correta de cores.

Muitos homens já estão se perguntando se este calçado serve para ir trabalhar, isso depende da cultura da empresa em que você trabalha, caso ela dê total liberdade para o profissional usar a roupa que mais lhe agrada, pode apostar nisso, combinará perfeitamente, porém, se a cultura da empresa for mais rígida e não aceitar nenhum tipo de informalidade, não opte por esse calçado.

Este modelo é extremamente versátil, porém, não é muito formal, um ponto positivo que devemos ressaltar é que os espadrilles são tão mutantes que abrem caminho para 1001 combinações, sendo todas elegantes e completamente modernas.

Muitos de vocês leitores devem estar pensando que há uma gama pequena de cores para escolher, mas se enganam, esse calçado está em alta e nas lojas você encontra cores sólidas, mix de cores, estampas e outras variadas combinações, sem se esquecer que por esse fator, essa peça no seu guarda roupa é um coringa, pois combina em qualquer estação do ano.  

Agora que já sabemos o que usar na parte abaixo da cintura, o que usar acima? A resposta é simples, use algo tão despojado quanto o próprio calçado, como por exemplo, uma camiseta polo, uma camisa xadrez, uma camiseta estampada e um blazer não muito formal, feito de linho, por exemplo.

Da mesma forma que nós brasileiros ao invés de chamarmos o que usamos para limpar os ouvidos de hastes flexíveis, mas sim de cotonetes, a mesma coisa acontece com esse calçado, ao invés de ser chamado de espadrille que é seu nome real, nós o conhecemos pela marca Alpargata.

Um último lembrete, agora que já sabe que pode encontrar os espadrilles em qualquer loja de calçados, surge uma pequena pergunta, onde comprar as roupas para combinar com ele? Você pode adquirir as melhores roupas dos mais variados tipos e níveis de formalidade/informalidade no site www.CamisetasImportadas.com , com produtos importados de alta qualidade e preço acessível.


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados